terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Gorda!



Eu sou, sempre fui e serei gorda. Isso num determinado momento da vida me incomodou. Me incomodou mais por ter que ouvir frases do tipo: " Você é tão bonita... Por que não emagrece?"
ou "Se você não emagrecer você NUNCA vai namorar." ou ainda e várias vezes " VOCÊ PRECISA EMAGRECER."
Eu acho que só a pessoa sabe se ela precisa ou não emagrecer. Não, não to incentivando a ninguém largar mão de tudo e descuidar da saúde mas sim pra pessoa viver bem, sem neuras seja ela gorda ou magra.
Há essa ideia de verdade absoluta que gordos não são saudáveis mas já vi muito magro mega doente e gordos super saudáveis, então ser saudável não tem nada a ver com a estética.
Mas vocês devem estar se perguntando por qual motivo eu to falando disso num blog sobre cinema e música?
Pois bem, convido vocês a pensarem em personagens gordxs no cinema e na música.
Cinema: Eddie Murphy em Norbit, Martin Lawrence em Vovó..Zona, ou x gordx que cai em cima dx magrelx, x gordx que sobra prx amigx dx outrx que fica com x gostosx, x gordx que é nerd e esquisitx, x engraçadx. Aliás todo mundo acha que a condição de você ser gordx é você ser comediante.


Os esterótipos são diversos.
Durante anos eu me sentia representada por dois filmes: O casamento de Muriel e O amor é cego.
No caso de O casamento de Muriel porque me sentia uma fracassada que mendigava a amizade das populares , que sonhava com o príncipe encantado mas que gorda nunca casaria.



E no caso de O amor é cego porque as pessoas , algumas , me viam pelo que sou e não pelo meu físico mas muitas vezes vi pessoas rindo de mim e debochando, como acontecia com Rosemary , personagem de Gwyneth Paltrow.


Hoje em dia o que eu tenho em comum com elas? Fui viver minha vida, amo o ABBA e sou uma ótima pessoa, ou tento ser o melhor que posso.


Hoje em dia ainda temos esses esterótipos porém temos mais atrizes gordas em destaque, eu gostava muito da atriz de Drop Dead Diva ( Brooke Elliot) mas desde Gilmore Girls eu amo a Melissa McCarthy. Ainda temos Queen Latifah (Taxi), Gabourey Sidibe( Preciosa), Rebel Wilson ( A Escolha Perfeita, e me falaram de uma séria que se chama " My mad fat diary" com Sharon Rooney que eu ainda não vi.


Atores temos Jack Black, Jonah Hill, Kevin James, Anthony Anderson.


Agora vamos pra outra parte da minha pergunta lá em cima, e na música?
Quantas cantoras gordas vocês quiseram emagrecer e que tentaram por causa da pressão da imagem mas acabaram voltando a ser com são?
Kelly Clarkson, Adele, Marília Mendonça ( porque não?)
Mas tem as que se mantiveram como Beth Ditto ( Gossip) e Brittany Howard (Alabama Shakes).


Dito tudo isso vou falar da música que eu escolhi: Make You Fell My Love.
A música foi composta e gravada originalmente por Bob Dylan no álbum Time Out of Mind (1997) mas foi lançada antes por Billy Joel no mesmo ano.
Há outras versões dessa música gravadas por Garth Brooks, Brian Ferry, Kelly Clarkson e Adele.
Essa versão da Adele é a que eu mais gosto e está na trilha sonora de Quando em Roma.
Mudança de planos, vou deixar essa informação dessa música e nome do filme onde está e falar de outro filme porque achei que Quando em Roma apesar de ter música da Adele na trilha não cabe nesse post, não "orna" sabe ?
E já que é pra tocar nesse assunto vamos falar de Preciosa...


Preciosa é um filme de 2009, dirigido por Lee Daniels. Levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Mo'Nique ( e o Globo de ouro, BAFTA e SAG) e Melhor Roteiro Adaptado. Baseado no livro Push, que veio pro Brasil como Preciosa.
O filme se passa no Harlem, em 1987 e conta a história de Clareece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos,negra, obesa, analfabeta, mãe de uma filha pequena que ela chama de Mongo ( diminutivo para mongolóide como ela mesma explica) e grávida de seu segundo filho. Preciosa não consegue aprender na escola regular e também não socializa, por motivos bem óbvios. Com tudo isso e sua segunda gravidez a coordenadora do colégio a transfere para a escola alternativa onde ela vai se sentir acolhida e vai aprender a viver melhor.


Preciosa vive com a mãe e o pai , sua mãe Mary ( Mo'Nique) a maltrata demais, xinga, bate. É como se ter tido a filha tivesse sido a pior coisa do mundo. O Preciosa como segundo nome chega a ser uma ofensa pois pros pais ela não tem nada de preciosa. O ódio da mãe vem muito provavelmente da rejeição que o marido tem dela e isso deve ter iniciado quando Mary engravidou depois porque o marido começa a procurar Preciosa. Sim, o pai de Preciosa a estupra com frequência e sim, os dois filhos dela são fruto dessa violência.
As ofensas não se restringem a sua casa, seguem pelo colégio e pelas ruas.
O filme é uma porrada atrás da outra mas vale ser visto, debatido.


Enfim, como diz no começo do filme: TUDO É UMA DÁDIVA DO UNIVERSO

Boa semana e bom carnaval seja lá como você vai curtir o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário