quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ahh os anos 80



Ontem o Fernando me perguntou se eu assisti todos os filmes do John Hughes, eu disse que achava que não todos mas a maioria e que a gente podia verificar.
Até agora não entendi o porque da pergunta mas o fato é que dos 8 filmes dirigidos por ele vi todos mesmo, Agora com roteiro e produção nem todos.
Pra você que é jovem e não conhece o John Hughes vou te contar quem ele foi. Roteirista, produtor, diretor de quase todas as comédias/comédias românticas dos anos 80 e início dos 90. Já felei disso aqui: filme de vampiro adolescente
Sabe Curtindo a vida adoidado ? Dirigido por ele. SAVE FERRIS!
Esqueceram de mim? Roteiro.
E eu acho , não tenho certeza mesmo, que o primeiro filme que eu ví dele foi Mulher Nota 1000.
Desse filme eu poderia pegar a música tema do filme que é do Oingo Boingo? Poderia.
Mas toca Van Halen. Tá, a música não é do Van Halen mas toca Van Halen.
Qual música? Oh Pretty Woman.

Oh Pretty Woman é uma música composta por Roy Orbison e Bill Dees em 1964 e a história é que Dees estava na casa de Roy e Roy disse pra ele compor qualquer coisa que lhe viesse a mente,então Claudette, esposa de Roy entrou na sala dizendo que iria a cidade fazer compras, Roy perguntou se ela precisava de dinheiro e Dees cantarolou" Pretty woman neves needs any money" .
Roy se inspirou e mandou"Pretty woman walking down the street". Quando Claudette voltou a música já estava composta.
A versão do Van Halen foi gravada para o álbum Diver Down de 1982. Daí que descobri que a música só está no original do filme nas versões para VHS e DVD foi substituída por Weird Science mesmo. Mas era na cena do shopping onde um jovem Robert Downey Jr (Ian) e seu fiel escudeiro Max cruzam com Lisa (Kelly LeBrock)

Então já que já falei um pedaço do filme vamos falar dele todo né mesmo?
Hyatt é um adolescente tímido com a família cheia de dinheiro e que tem um amigo meio tonto que se acha bonzão, Gary ( Anthony Michael Hall) . Igual vários outros filmes americanos.


Daí tem os populares da escola Ian e Max, e as meninas mais lindas da escola, Deb e Hilly. Nenhum desses quatro liga pros dois nerds, pelo contrário eles são desprezados e muitas vezes humilhados.
Daí que eles resolvem criar uma mulher virtual perfeita, é claro que eles acham que não vai dar certo, usam revistas masculinas, o computador, revistas sobre ciência, etc. E a mulher se torna real e pronta a fazer tudo que eles quiserem.


Podia ser um filme pornô ( e eu não duvido que tenha versão pornô) mas é só uma comédia adolescente que não seria aceita hoje em dia porque é machista, trata sim a mulher como mero objeto, tem adolescentes consumindo bebidas alcoólicas, ela sendo maior de idade toma banha e supostamente transa com um deles e ambos são menores de idade. É óbvio que tem confusão, tem daquela festas que era pra ser pra poucas pessoas mas a cidade toda aparece. Tem final feliz também
Mas na época ( ahhhh os anos 80) tudo era diferente, ou a gente não estava atento a tudo isso.
Ah, tem o Bill Paxton no papel do irmão de Hyatt, Chet. Que é o cara mais babaca do universo mas que tem o castigo sensacional pelo menos eu achei na época e acho até hoje.
ele parece um dos bolsofilho... 
Sobre a música ela também está na trilha de Meu namorado é um zumbi, Debi e Loide e Uma Linda Mulher.


Prometo voltar com menos espaço de tempo. Ou não.
Bom final de semana.

2 comentários: