sexta-feira, 4 de maio de 2018

I don't give a damn 'bout my reputation!



Alguns filmes para o público adolescente podem parecer bem bobos mas se observarmos temos algo a aprender. Vou citar dois exemplos: A Mentira ( Easy A) e Meninas Malvadas (Mean Girls).
Em A Mentira temos uma adolescente comum que não é a popularzona do colégio e que tem a 'brilhante' ideia de fingir uma transa com seu amigo, A confusão começa porque quando Olive está contando essa sua aventura fictícia a sua amiga a bela, recata e do lar da escola , Marianne ( Amanda Bynes, que aliás foi o último filme dela) escuta e ela se encarrega de espalhar a notícia.
Essa adolescente é Olive, interpretada pela queridíssima Emma Stone.


E como quem conta um ponto aumenta um ponto ela leva a fama de fácil promiscua. Olive vê ali uma oportunidade de ajudar os não populares a se tornarem. E tudo isso inspirado conto " A Letra Escarlate", letra que ela passa a ostentar na sua roupa. A família de Olive sempre a questiona se está tudo ok, não a julga mas questiona se ela sabe o que está fazendo. E ela sabe. Você pode até achar que não deve perder 92 minutos da sua vida com esse filme mas o fato é que sim. Vale cada minutinho.

A trilha sonora é ótima, vai de Pussycat Dolls a Joan Jett. Tem um texto ótimo sobre a relação do filme com o livro bem aqui ó: sobre a mentira e a letra escarlate


A Mentira é de 2010, tem direção de Will Gluck que também dirigiu Amizade Colorida, Annie ( a versão de 2014) e mais recentemente Pedro Coelho, e roteiro de Bert V. Royal.
Daí você deve estar pensando qual a relação desse filme pra Meninas Malvadas?
Além do cenário escolar eu veja a semelhança de que em ambos os filmes é abordada a mentira e se ela vale a pena mesmo que o objetivo final seja relevante.
Vamos a Meninas Malvadas, vou falar sobre o filme pois pode ser que alguém que esteja lendo esse post nunca tenha assistido, certo?

Meninas Malvadas é de 2004, dirigido por Mark Water ( E se fosse verdade..., Sexta feira muito louca, produtor de 500 dias com ela) e roteiro de Tina Fey e Rosalind Wiseman , escritora do livro que deu origem ao filme, e conta a história de Cady, filha de pais zoólogos e que vivem mudando de cidades. Também por isso ela foi educada em casa e quando a família resolve se mudar para Illinois ela terá que se adaptar a essa rotina o que não é nada fácil.



Cady chega não se encaixando em nada, desde de comportamento quanto com relação ao que ela veste o que faz com que as pessoas a isolem e ela passa a conviver com os excluídos. Em especial com Janis e Damian. Os três já foram desprezados por Regina George e suas seguidoras e juntos vão tramar um plano de desmoralização de Regina. As coisas só dão errado e Regina só fica mais popular. Então eles resolvem fazer com que Cady entre pra turma da Regina.
Só que Cady acaba se perdendo ao ponto de se fingir de burra pra ter a atenção do ex-namorado de Regina.
Ah, e tem o livro do arraso, que é onde elas escrevem tudo que elas acham de todas as pessoas da escola. Depois de todas as tentativas de desmoralizar Regina a solução encontrada é colocas uma contra a outra e acaba dando certo, ou errado.
Pois cópias do livro e são jogandas pela escola e causa um fuzuê danado.
Regina é interpretada por Rachel McAdams e suas inseparáveis bajuladoras são Karen ( Amanda Seyfried) e Gretchen ( Lacey Chabert)



Ah, tem a Tina Fey como a professora de Matemática , Srta Norbury e é dela uma das falas mais importantes do filme.
LEVEM ISSO PRA VIDA DE VOCÊS, LEVEM DE VERDADE!

As músicas...
Em A Mentira eu escolhi Bad Reputation, a música foi composta por Joan Jett e Kenny Laguna que estava ajudando Joan a construir uma carreira solo após o fim de Runaways. E dizem que começou a ser composta porque Kenny estava aconselhando Joan a ser menos rebelde e ela disse  ele : "Look, I don't care about my bad reputation" . Ronda Rousey usa a música para entrar nas suas lutas e a música também foi usada na trilha de Uma mãe para meu bebê ( adoro), Shrek, 10 coisas que eu odeio em você, Kick Ass e no The Runaways e em séries como Geeks & Freaks e Jessica Jones. A música está no álbum do mesmo nome, lançado em 1981.


Já de Meninas Malvadas eu escolhi One Way os Another, essa música é do Blondie e está no álbum Paralel /lines que foi lançado em 1979. Chegou  marca de 24º nas paradas da Billboard e segundo Debbie Harry é baseada em fatos reais pois um cara que a stalkeava. Além desse filme tão um monte de outros que conta com ela na trilha, por exemplo: Donnie Brasco, Aquamarine, O Guru do sexo, O filho do Chucky, entre outros.


One Direction regravou a música e eu lembro que na época eu fiquei pistolassa, nem notei que era uma campanha de arrecadação de fundos e xinguei muito nas redes sociais. Hoje em dia escuto vez ou outra, virei directioner, hahaha.


Eu recomendo vocês assistirem os dois filmes, sério.
Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário