quinta-feira, 31 de agosto de 2017

We're all sensitive people... With so much to give...

Eu estava cozinhando num domingo passado e eu gosto de por música pra cozinhar. Minha mãe também gosta.
Posso dizer que a família toda gosta.
Cozinhar é uma forma de demonstrar amor pela pessoas,é mais ou menos isso que Mia Couto diz.
Voltando ao assunto que interessa, eu estava cozinhando e coloquei uma playlist do Spotify de Soul e começou a tocar Marvin Gaye, eu amo Marvin Gaye.
E tem filmes que algumas músicas são cantadas ou tocadas que não tem como dissociar a música da cena.
Let's get it on é tocada em Alta Fidelidade, filme que é baseado em um livro de Nick Hornby. Se não me engano Hornby teve mais dois livros que viraram filme: Educação e Um Grande Garoto.


Os livros de Hornby são de fácil leitura e você consegue imaginar um roteiro e os atores que interpretariam aqueles personagens. Isso aconteceu comigo quando lí "Como Ser Legal", aliás ganhei esse livro do meu irmão e me senti ofendidíssima na época porque achei que ele tava me dando tipo um manual de como ser legal porque eu era chata, larguei o livro de lado e um tempo depois li, tinha nada a ver com o que eu pensava. Nem é sobre Como Ser Legal que vou falar, é sobre Alta Fidelidade mesmo.
A história é a seguinte: Rob Gordon  (John Cusack) é um homem com seus trinta e poucos anos e que acaba de ter seu relacionamento terminado. Rob é dono de uma loja de disco, o que rende ao filme uma trilha sonora beeem legal.
Trabalham com ele Barry (Jack Black) e Dick (Todd Louiso) e que chegaram na loja pra ficar uns dias e nunca mais foram embora. Aliás a gente se identificava muito com a Championship Vinyl ( esse é o nome da loja de Rob) quando trabalhávamos na locadora, a gente achava que só a gente sabia dos filmes do filme e que algumas pessoas não podiam ver alguns filmes específicos porque elas não eram boas o suficiente para assistí-los... imagine comprá-los?


Então, numa das cenas estão os 3 na loja e mais um cliente e eles estão fazendo um top 5 de músicas, um papo bem descontraído que posso dizer que já presenciei o Fernando e os meninos da The Records e também no Tuca Disco, Eis que entra um outro cliente e pergunta se eles ainda tem um disco e Barry vai buscar, quando o cliente pergunta quanto é ele diz que não está a venda.
A gente fazia isso na locadora as vezes, muitas vezes.
O filme vai misturando momentos atuais e lembranças de  seus relacionamentos, aliás é particularmente nisso que a narrativa do filme se baseia e fazia com que os meninos da locadora adoravam nesse filme. Rob resolve entender porque seus relacionamentos fracassaram e ele sempre teve certeza que a culpa tinha sido sua por isso vai procurar as 5 ex-namoradas mais relevantes.
Ah, tem sua relação com Laura (Iben Hjejle) a seu ex-namorada mais atual.


No elenco temos também Joan Cusack como Liz, amiga de Rob e Laura, Tim Robbins como Ian ( atual rolo de Laura) e Catherine Zetta Jones como Charlie, uma das ex-namoradas de Rob.
Alta Fidelidade é de 2000, foi dirigido por Stephen Frears e que recentemente dirigiu "Florence: quem é esse mulher?" com Meryl Streep.
Let's get it on é m hino sexy, está no álbum de mesmo título lançado em Junho de 1973, composta por Marvin Gaye e Ed Townsend. Quando Townsend compôs a música ele havia acabado de sair de uma clínica de Reabilitação e a música tinha um sentido religioso. Quando Gaye pegou a letra a mudou completamente. Ficou no topo da Billboard por duas semanas e também é um dos melhores lançamentos da Motown.


Além de Alta fidelidade você também pode ouvir a música na trilha de Bridget Jones - no limite da razão, Crossroads, A Era do Gelo: O Big Bang, Hoje eu quero voltar sozinho, Nove meses e muitos outros filmes e séries.
Townsend disse que Let's get it on não era uma música política mas sim uma música dedicada ao amor e ao sexo.
Acho que ele tinha razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário