sábado, 2 de junho de 2018

O futebol é uma religião e todos são bem-vindos


Faltam 12 dias pra Copa do Mundo de Futebol, as seleções divulgando suas escalações e quase todo mundo reclamando que um ou outro ficou de fora.
O fato é que não dá pra agradar a todos e que apesar da gente achar que é técnico de futebol a gente não manda em nada.
Muitos amam a Copa, muitos odeiam. Entendo que muita coisa é aprovada ou rejeitada aqui no nosso Brasil enquanto o torneio acontece mas cabe a nós ficarmos com um olho no jogo e o outro na política.
Com a Copa vem o álbum de figurinhas e das vezes que passamos por locais de troca de figurinhas 99% eram adultos e o restante crianças... Cadê a criançada?
O Fernando até comentou que o momento de fazer uma criança gostar de futebol é a Copa pois é quando os melhores jogadores do mundo estão reunidos. Tá certo que algumas seleções só tem um ou dois jogadores muito bons mas o que ele disse faz todo sentido.
Uma outra maneira de fazer as pessoas tomarem gosto por futebol são filme e pode ser tanto ficção como documentário. Confesso que conheço poucos filmes,que não sejam documentários, que eu goste mas vou falar de alguns.
Lembro que quando eu trabalhava na locadora um dos filmes que a gente adorava indicar era À Procura de Eric, dirigido por Ken Loach ( que quase sempre me faz morrer de chorar) e roteiro de Paul Laverty. Aliás eles trabalham muito bem juntos.
Em À Procura de Eric, há uma relação muito íntima mesmo que não real entre Eric Bishop ( interpretado excelentemente por Steve Evets) e Eric Cantona , que aparece pra conversar com o primeiro Eric quando esse tá bem doido. Aqui o futebol é tratado como paixão e quem ama futebol sabe do que eu to falando. Imagine que vc trabalha feito um(x) loucx e o único prazer que você tem são os jogos de futebol?
Esse filme fala disso também.


Outro filme que aborda o tema futebol e a princípio pebolim, totó , fla-flu, metegol, foosball, futbolín ou matraquilhos. rs.

Um Time Show de Boa é uma animação dirigida por Juan Jose Campanella. Campanella é conhecido por outros longas como: "O mesmo amor, a mesma chuva" ( acho que foi o primeiro filme argentino que vi), "O filho da noiva", "O clube da lua" e "O segredo dos seus olhos". Nesse último ele também fala um pouco da paixão pelo futebol onde Sandoval solta a seguinte frase: "As pessoas podem mudar tudo: de rosto, de casa, de família,  namorada, religião, de Deus... Mas tem uma coisa que não se pode mudar: Não se pode trocar de paixão".
Em Um time show de bola temos a historia de Amadeo e sua paixão por pebolim. Então o filme começa com um homem em um comodo com alguns bonecos então uma criança entre a pergunta o que é e naquela resposta automática do adultos o homem diz que não é nada e afasta a criança de lá.
Logo depois uma mulher está conversando com o homem e fala pra ele contar pro menino o que é...
E outra frase padrão de nós adultos que sempre achamos que as crianças/adolescentes não estão interessadas:"ele só fica nesse joguinho, não vai querer saber". Então percebemos se tratar de pai e filho.
Se  gente não envolvê-los com experiências que os façam gostar dessas coisas dificilmente eles se interessarão.
Bom, ele conta a história de como os bonecos do pebolim jogavam pelas suas mãos, de sua paixão tento pelo pebolim e uma garota, o desafio que ele aceitou e as consequências de tudo isso.
Tá vendo? Sempre a paixão tá envolvida.

Tem outros filmes geniais com tema de futebol, ou completamente sobre futebol ou com ele de pano de fundo.
Exemplos: O casamento de Romeu e Julieta, Maldito Futebol Clube, Um bom partido, Heleno, Garrincha - Estrela Solitária, Driblando o destino ( futebol feminino), Boleiros.
Boleiros é outro filme sensacional pois são várias histórias em um filme. Mas não são histórias de partidas de futebol e sim sobre o que acontece em bastidores, concentrações e na vida de quem é ou quem deseja ser jogador de futebol. Isso tudo contado por amigos numa mesa de restaurante. Em algumas histórias a gente fica tentando identificar pessoas que foram jogadores, técnicos representados na película... se tem alguma que é real eu não sei.


E tem o documentários e nesse caso só vou falar de dois. Maradona de Kusturica e Todos os corações do mundo. Eu tenho o primeiro e não tenho o segundo.
Acredito que todos os corações do mundo, que foi dirigido por Murilo Salles é O filme pra fazer alguém gostar de futebol porque tem imagens lindas que fazem até momentos tristes serem lindos.

E Maradona por Kusturica (2008) é uma obra prima, hahaha. Acredito por Kusturica ser amigo pessoal de Maradona e seu admirador que o doc é tão bonito.

Kusturica mostra a vida de Maradona passando pela Copa de 86 , as polêmicas dentro e fora de campo, o gol de mão que rendeu até uma igreja onde o batismo é você fazer um gol de mão.Na verdade esse filme deveria e não estar nesse post porque ele nem fala de futebol em sí mas fala muito desse mito do futebol e nesse caso nem seria melhor ter ido ver o filme do Pelé.
 A música do post é exatamente desse filme, e é do Manu Chao. Numa entrevista ao The Telegraph Manu conta como foi encontrar Kusturica pela primeira vez e depois reencontrá-lo mas dessa vez com Maradona. E lembrou de que a primeira vez que sentiu a força de Maradona foi quando foi a Napole gravar o disco do Mano Negra e que em todos os bares que ia tinha uma foto do craque atrás do balcão. E a relação de Manu Chao, a banda e Maradona começou com a composição Santa Maradona e depois com o doc ele fez outra homenagem ao jogador com a música "La vida tombola".
Manu ainda disse na entrevista que pra alguns Diego é um deus, pra outros o diabo mas a primeira impressão que ele teve é que não é fácil ser Diego Maradona e a segunda foi um questionamento : Se eu fosse Diego teria feito melhor ou pior? Não é fácil responder essa pergunta"
PS: a frase do título é de Zlatan Ibraimovich
Bom final de semana. Se cuidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário